Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
EXTERMINADORES DA CONDIÇÃO HUMANA
EXTERMINADORES DA CONDIÇÃO HUMANA

Na linha do tempo acontece vida
Na trilha da vida erige-se história
Na força da história a fiel medida
Na medida humana sua trajetória

A condição humana se consolida:
No processo biológico da pessoa
Na prática transformadora da lida
Na ação político-social que entoa

O debate entre amor e liberdade  
Traição e morte, ética e ideologia
Reflexão sobre o ser e identidade
A verdade inclui particular autoria

Então emerge o tirano ressentido
O que se compraz na dor e medo
O tipo que não deveria ter nascido
Besta fera que mata sem segredo

Marco Antônio Abreu Florentino

Poema de repúdio às ações bélicas covardes proporcionadas por vermes desprezíveis e completamente desprovidos de humanidade, atualmente representados por calhordas indignos da condição humana como  Benjamin Netanyahu (Israel), Volodymyr Zelensky (Ucrânia) e  Vladimir Putin (Rússia).

Mas o pior deles, de longe, são os hipócritas americanos, verdadeiros fomentadores da guerra e arautos da dor, sofrimento e morte em nome de uma suposta justiça, democracia e bem estar humano...só se for o deles.

Talvez nem o deles como povo, afinal, desde sua criação e independência são protagonistas de atrozes agressões e tentativas de extermínio, como as que aconteceram na Guerra (civil) de Secessão em função da causa escravista, na truculência e tentativa de genocídio dos indígenas americanos nos séculos XIX e XX e na Guerra do Vietnan, entre tantas outras.

Atualmente representados pelo decrépito Joe Biden, quase todos os mandatários da história americana seguiram na mesma toada.

NOTA: Poema inspirado em dois grandes e geniais clássicos, leituras obrigatórias para quem gosta de boa literatura e filosofia: ¨A CONDIÇÃO HUMANA¨, romance de André Malraux e a obra filosófica de título homônimo de Hannah Arendt.

Espero, sinceramente, estar cantando essa linda canção de John Lennon no natal de 2023.e comemorando, pelo menos, o final dessas duas guerras insanas, quiçá de tantas outras invisíveis para o mundo.

https://youtu.be/yO_Mptjeihk
[Happy Xmas (War is Over) - John Lennon]
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 22/10/2023
Alterado em 23/10/2023
Comentários