Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
DEFECAR OU CAGAR?
DEFECAR OU CAGAR?

A mãe disse que é cagar
O pediatra falou defecar
A fixação teimosa: cagar
Ninguém venceu: desatar

Logo após, falou baixinho
O meu filho é mirradinho
Arria um kilo bem fininho
Está parecido um ratinho

Então o médico retrucou
Até porque não acreditou
Um kilo e não se acabou?
No trono ele não defecou

A mãe indignada insistiu
Penso que o doutor caiu
O meu filho caga, ouviu?
E exasperada, ela partiu

Marco Antônio Abreu Florentino

Nota: Parece piada mas o diálogo realmente aconteceu num atendimento médico na emergência de um hospital em plena madrugada.

MINI CONTO PUBLICADO EM 11/07/2015:

OSSOS DO OFÍCIO

         Era uma quinta feira à noite num hospital pediátrico particular na cidade de Fortaleza, no bairro do Montese. O pediatra de plantão, profissional antigo e acostumado às demandas da emergência nos infantes seres humanos, estava nesta noite, em particular, extremamente fatigado, pois não tinha conseguido a devida recuperação das suas atividades laborais do dia.
         Exatamente às três horas da madrugada, a técnica em enfermagem bate à sua porta: toc toc toc... doutor, paciente. O médico, que usualmente não dormia no plantão, parecia estar ouvindo à distância tal chamado. Não queria acreditar que àquela hora alguma criança estaria necessitada de atendimento.  Num esforço descomunal se levantou e torcendo para que fosse uma emergência que justificasse o sacrifício, foi atender ao chamado.
         A partir de agora, transcrevo o diálogo exatamente como se passou:
Pediatra:  Pois não senhora...
Mãe: ¨Dotor, meu filho não quer cagar¨...
Pediatra: A senhora quer dizer que ele não consegue defecar?
Mãe: ¨Não dotor, é cagar mesmo¨...
Pediatra: Minha senhora, a palavra correta é evacuar...
Mãe: ¨Dotor, conheço meu filho e o cu dele... é cagar MESMO¨...
Pediatra: Tá certo senhora, não vou discutir às três horas da manhã coisas de cu e cagar, mas pelo menos me responda, a quanto tempo ele não quer ... (e sem jeito pra falar a palavra cagar, interrogou com a palavra obrar).
Mãe: ¨O senhor é doido dotor? Já disse que não é defecar ou evacuar, muito menos obrar... É CAGAR, ESTÁ OUVINDO BEM? CAAAGGAAAARRR¨...
         E com essa bronca, a mãe foi embora indignada.
         Três dias depois, num plantão de domingo indolente, no Hospital Municipal de Caucaia, pertencente à grande Fortaleza e referência na região, exatamente às três horas da tarde, de sol a pique, uma consulta:
Pediatra: Pois não senhora...
Mãe: ¨Dotorzinho, meu filho é tão maguim, o senhor pode vê, ele só tem um ano, mas é tão poquim... só que dotor, ele caga tanto, parece gente grande, acho que ele chega a cagar dois quilos de bosta por dia...
Pediatra: Ô minha senhora, por favor, seu filho é gente, não é gado pra evacuar bosta, ele evacua fezes...
Mãe: ¨Dotorzinho, é bosta mesmo e muita, mas ele é tão maguim... o senhor não pode passar um estimulante de apetite pra ele?
Pediatra: (contendo a vontade de rir) Minha senhora, se eu passar um estimulante de apetite, ele vai comer mais e passar a cagar cinco quilos de bosta...
Mãe: Nãm, ai nãm... então deixa pra lá.

Marco Antônio Abreu Florentino

https://youtu.be/ZBDJiIYICz4?list=RDZBDJiIYICz4
(O pinico - Neo Pi Neo)
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 08/10/2023
Alterado em 21/12/2023
Comentários