Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
O MAL BANALIZADO NO COTIDIANO
O MAL BANALIZADO NO COTIDIANO

Eu li as notícias hoje rapaz
Falavam um pouco de tudo
Leitura curta porém mordaz
Matérias ruins de conteúdo

Não se pode ponderar boas
Parece que o mundo surtou
No jeito alheio das pessoas
O tempo do homem acabou

Às vezes creio ser pesadelo
Com problema pra despertar
Como se tivesse num novelo
Sem estar apto a desenrolar

Guerras, bestialidade e ódio
O ser humano instila veneno
Em geral é mais um episódio
Contrário à fala do Nazareno

No chegar da noite, disparos
Alguém para por curiosidade
Acasos assim não são raros
Três corpos jazem na cidade

Marco Antônio Abreu Florentino

Nota: Poema crítico que chama atenção para o aumento do descaso e banalização pela sociedade a nível mundial aos casos de violência, crueldade e tragédias humanas, conforme expressão criada genialmente por Hannah Arendt (Banalidade do mal) na obra ¨Eichmann em Jerusalém¨, cujo subtítulo é ¨Um Relato Sobre a Banalidade do Mal¨.

Homenagem póstuma aos colegas médicos ortopedistas vítimas desse absurdo que vai na contra mão do processo de evolução civilizacional do homem.

Particularmente me senti atingido num mecanismo de transferência pois, em todos os congressos que participei no RJ, ao encontrar colegas de outras regiões, nosso primeiro  compromisso era com a confraternização, geralmente nos quiosques da orla marítima em frente ao hotel onde estávamos hospedados, encontros regados a ¨cefessa¨, tira gostos e muita alegria.

Médicos atingidos absurdamente por engano:
- Perseu Ribeiro de Almeida
- Diego Ralf Bomfim
- Marcos  Andrade Corsato (Professor palestrante num congresso pediátrico que participei sobre deformidades dos membros inferiores em crianças (PTC).
- Daniel Sonnewend Proença: Ferido e em recuperação. 16 profissionais médicos participaram da sua cirurgia.

*** Aos três primeiros, meus sentimentos de pêsames à família e amigos.

EM TEMPO: Soube agora de mais um comportamento injustificado e irracional da besta fera humana, mencionado no poema: o ataque indiscriminado dos palestinos do RAMAS (motivo pelo qual não se deve condenar todo o povo palestino), à Israel, atingindo inocentes idosos, mulheres e crianças.

https://youtu.be/B5GMTR455Qw
(A Day In The Life - The Beatles)
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 07/10/2023
Alterado em 15/01/2024
Comentários