Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
JUNTOS E MISTURADOS (Promiscuidade intolerável)
JUNTOS E MISTURADOS (Promiscuidade Intolerável))

Como suplantar as desigualdades
Num país flexível com os errados?
Uma farra de inusitadas amizades
Políticos, juízes e patrões aliados

A festa ocorreu bem longe do país
Apesar de lícita, é infame e imoral
O deboche debaixo do nosso nariz
Tudo pago por ministro juiz federal

A vergonha que reuniu compadres
Réus e julgadores viram confrades
Trocam interesses com suspeição

Vil elite da nação com desnutrição
Até quando gente assim vai chefiar
Os destinos dum povo a mendigar?

Marco Antônio Abreu Florentino

NOTA: O soneto se refere à festa que o Juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) -  Gilmar Mendes, promoveu por ocasião da 11° edição do Fórum Jurídico de Lisboa através do Instituto do Direito Público, criado pelo próprio juiz.

Participaram, entre outras autoridades, os também ministros do STF Luís Roberto Barroso e André Mendonça; o presidente e o vice presidente da Câmara dos Deputados (Arthur Lira e Marcos Pereira); empresários importantes como o sócio da Riachuelo Flávio Rocha e os ministros do governo Lula José Múcio (Defesa), Jorge Messias (AGU) e Vinicius Carvalho (CGU), além de vários banqueiros, como o controlador do BTG e o presidente do Conselho do Bradesco, Luiz Trabuco.

O que não faltou foram almoços, coquetéis e jantares grátis para os convidados do ministro.
Já apelidaram a farra de ̈¨GilmarFest¨ ou GilmarPaloosa.

Hoje parece que ninguém mais se espanta com o fato de ministros do Supremo e autoridades da República confraternizarem com prepostos de empresas e interesses bilionários pelos quais fatalmente terão de decidir.

Tampouco incomoda que toda essa gente precise ir até Lisboa para discutir assuntos que só dizem respeito ao Brasil, muitas vezes com passagens e hospedagem pagas com o dinheiro público.

Enquanto isso, nas emergências pediátricas, várias crianças padecem e morrem por doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (bronquiolites), agravadas pela desnutrição.

https://youtu.be/jOhUUib0vbU
(Festa no Apê - Latino)
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 07/07/2023
Alterado em 02/10/2023
Comentários