Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
ARROUBO JUVENIL
ARROUBO JUVENIL

Quando pensa fazer, já fez
Não mede a consequência
Nunca contorna com talvez
Paciência veta a renitência

É a época da impulsividade
De realçar o natural talento
Externar a fértil criatividade
Utilizar a força do momento

Assim é gente na juventude
Virtude de viver na plenitude
Tão reprimida na maturidade

Vem a opinião da sociedade
Reprime a grandeza pessoal
Constrói um homem artificial

Marco Antônio Abreu Florentino

Nota: Assim é o homem em sociedade. Quando jovem leva adiante suas ideias e arroubos da idade lastreados nas convicções pessoais de talento para as artes, artesanatos, serviços e labor,não se preocupando com eventuais críticas ou censuras externas. É a fase ESTÉTICA Kierkegaardiana.

Com a maturidade, geralmente vem junto a fase ÉTICA preconizada por Soren Kierkegaard, onde  a preocupação com as regras e formalidades sociais dominam os valores e comportamentos do homem, mesmo sabendo que na grande maioria são falsos e distantes da sua vontade..

Nesta fase a criatividade e poder artístico praticamente desaparecem nos que levam a ferro e fogo tais valores.

Alguns privilegiados conseguem evoluir para a fase RELIGIOSA, na qual acreditam profundamente que seus próprios valores e opiniões são suas verdades.

Os mais geniais artistas assim o fizeram. Viveram todas as suas fases mas preservaram a fase estética até o fim de suas vidas, relegando a fase ética para o porão do seu espírito progressista e humanista.

Na minha opinião, um dos melhores exemplos dessa asseveração são os Beatles e seus componentes individuais após separação. Mantiveram o viço artístico das suas juventudes até a maturidade e velhice.

Então, é preciso envelhecer com a alma de criança e espírito jovem, sem, necessariamente, se tornar ridículo.

https://youtu.be/Yws98flZeqI
(This Boy - The Beatles)

Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 26/06/2023
Comentários