Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
HERANÇA DO COLONIZADO
HERANÇA DO COLONIZADO

Memória que fica no genoma
Transmitida a várias gerações
O proceder restrito à redoma
Fator limite das libertas ações

Pífia herança da subserviência
Covarde medo da casa grande
Conserva servil descendência
De acatar a quem o comande

Estranho desejo de ser guiado
Expondo o espírito colonizado
Segue às cegas o tosco tirano

Não aceita ponderar o engano
Prejudicando toda uma nação
Persiste contrário à civilização

Marco Antônio Abreu Florentino

NOTA: Poema que destaca a situação da grande maioria dos países em desenvolvimento, principalmente os africanos e latino americanos, cujo progresso nunca chega devido às características de grande parcela das suas populações, habitantes que mantém vivos os espíritos de servidão dos seus antepassados colonizados e também os escravizados, que não questionavam ou se rebelavam contra seus algozes, uma minoria privilegiada e rica, exploradores das suas mãos de obras baratas com trabalhos aviltantes e cruéis.

Sabe-se, pela história, que muitos se acomodavam com esse humilhante cenário e até defendiam seus senhores e patrões, não muito diferente de hoje, particularmente em relação aos dirigentes e representantes políticos, que fazem questão de manter a população numa condição miserável e sem acesso a uma melhor e digna educação, única maneira de se libertar de tal condição.

EM TEMPO: Fácil constatar este comentário no Brasil mais recente e atual:
-  Como pôde um presidente psicopata, genocida, terrorista, ignorante e mandrião ter sido eleito e governado por tanto tempo com tantas irregularidades, crimes de toda ordem, genocídio, e tantas outras mazelas que retrocederam o país para o barbarismo da idade medieval?

- Como toda uma nação fica refém de tantos políticos que legislam abertamente contra a maioria do povo brasileiro, em especial os pobres e a classe média, favorecendo uma minoria de poderosos da classe privilegiada, donos da mídia, banqueiros, industriais, agropecuaristas e especuladores do mercado financeiro. E o fazem de uma forma aberta e descarada, como tem ocorrido no atual congresso brasileiro através do centrão e dos presidentes do Senado Federal (Rodrigo Pacheco) e, principalmente, o da Câmara dos Deputados (o calhorda ladrão Arthur Lira).

-  Por que a classe trabalhadora aceita ser humilhada por maus patrões, que os relega à condição de quase escravidão, ultrajando e achincalhando suas qualidades laborais, além do aviltamento salarial?

Enfim, às vezes penso que a civilização humana, desde sua origem em sociedade, criou e evoluiu  nessas condições pela própria natureza de servidão voluntária do homem enquanto ser social e político. (vide ¨O Discurso da Servidão Voluntária¨  de Etienne De  La Boétie).

https://youtu.be/AdsB12dnf00
(Podres Poderes - Caetano Veloso)


Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 01/06/2023
Alterado em 02/06/2023
Comentários