Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
ESPECULAÇÃO CELERADA
ESPECULAÇÃO CELERADA

Todos os caminhos da especulação
Levam aos eixos de apoio à ilicitude
Na ciranda financeira da legitimação
Que dissimula indigna e suja atitude

Sequela da exacerbação capitalista
Favorece imoral desigualdade social
A qual é remida pela ação socialista
Equilibrada ao justo ganho de capital

O sistema regido por aviltantes juros
Opera antecipando os lucros futuros
De uma atividade inútil e improdutiva

Criando no mercado falsa expectativa
Favorecendo sórdida e abjeta minoria
Representada pela nojenta burguesia

Marco Antônio Abreu Florentino

Soneto em apoio ao governo Lula ao criticar o Bando... perdão, quis dizer Banco Central e seu atual presidente indicado pelo desastroso governo Bolsonaro e seu falastrão Ministro da Economia, o torturador e especulador Paulo guedes, inimigo confesso dos trabalhadores, carentes e desvalidos, constatado publicamente quando afirmou ser contra empregadas domésticas desejarem visitar a Disney.

Este calhorda acanalhado, que foi assessor do ex ditador e torturador do Chile Augusto Pinochet, sempre favoreceu os poderosos da indústria, comércio, bancos e grande mídia, pois o próprio conseguiu sua fortuna sem trabalhar, valendo-se exclusivamente da especulação no mercado financeiro brasileiro, no qual ele mesmo estando à frente da economia do país, não confiava, guardando e depositando seus milhões de dólares em paraísos fiscais.

O governo Lula recebeu uma herança maldita, gente que vai fazer de tudo para dificultar e inviabilizar sua terceira gestão como presidente do Brasil e sua política pública de redução das desigualdades sociais. Neste caso, com o Banco Central aumentando abusivamente as taxas de juros, uma das mais altas do mundo, para favorecer cada vez mais os especuladores.

https://youtu.be/FWrNdvUlWlQ
(Money - Pink Floyd)
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 10/02/2023
Alterado em 10/02/2023
Comentários