Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
GENOCIDA
GENOCIDA

No limite da barbaridade humana
O mal mostra sua figura horrenda
Disfarçada por uma mente insana
Desde sempre seguiu essa senda

O prazer mórbido do sofrer alheio
Suscita-lhe o regozijo psicopático
Evidencia o feio por qualquer meio
Um autocrático deveras antipático

A retórica populista quer justificar
O hediondo não tem como explicar
Anda sem consciência ou remorso

Reles ditador quando diz: eu posso
Na verdade um covarde destruidor
Alguém que não sabe o que é amor

Marco Antônio Abreu Florentino

Nota: Ainda triste, revoltado e indignado com a situação do nação Yanomami e o descaso das autoridades, do povo e sociedade brasileira em geral, particularmente desse verme calhorda psicopata genocida  em forma de gente que esteve à frente da Presidência da República.

O que mais dói é a constatação da indiferença de todos nós, povo brasileiro, pois a situação de penúria e abandono dos Yanomamis e vários outros grupos indígenas, não é de agora. Nas duas vezes em que lá estive, em 1986 pela Marinha do Brasil e 1994 pela Caixa Econômica Federal, já eram visíveis as condições precárias em que viviam. Quase nada havia se modificado nesse intervalo. E hoje as condições são terrivelmente piores  

Passaram quatro governos sem a devida atenção para o assunto. Sarney, Collor e o déspota esclarecido FHC nem se ocuparam seriamente do assunto. Já Itamar Franco no seu bom governo (1992 - 1995), providenciou algumas medidas a favor das comunidades das florestas, principalmente devido a repercussão mundial do covarde assassinato de Chico Mendes, em Dezembro de 1988.

Nas duas excelentes gestões Lula, com a devida valorização do assunto,  ainda que incipiente, no que pese os esforços de inúmeras organizações ambientais e pessoas como Marina Silva, pensava que a situação se encaminhava para  uma significativa melhora na qualidade de vida  dessa população originária, porém, a partir do engodo autoritário Dilma, houve um rápido retrocesso na atenção integral a esses povos, culminando com esse horror que agora estamos vendo.

É impressionante a passividade e indolência da sociedade  para assuntos de fundamental importância ao país: o aumento exponencial da fome, a exacerbação da violência, a deterioração da educação e instrução formal em todos os níveis, o desprezo pela cultura, o aumento da corrupção, o desemprego e o declínio nas relações de trabalho, seja salarial ou na saúde e segurança, o caos que se encontra a Saúde brasileira e tantas outra questões fundamentais.

Por esses motivos a eleição de Lula transcende as querelas de natureza partidária e ideológica, assumindo um papel vital para a sobrevivência  e progresso do nosso sofrido mas amado país.

OBS: Nesses vinte e cinco dias de governo, Lula fez muito mais que Bolsonaro em quatro anos.  

https://youtu.be/W_DhbVH-b1I
(Apesar de Você - Chico Buarque)


Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 25/01/2023
Alterado em 25/01/2023
Comentários