Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
NASCIDO PARA VENCER
NASCIDO PARA VENCER

Não se trata de fama e dinheiro
Muito menos de arte e trabalho
Precisa ser humano por inteiro
Ilustres vultos seguem o atalho

Mistura de lisura e raro talento
O vencedor tem caráter e base
Não vive somente do momento
Rejeita ter que admitir o quase

Pessoas de forte personalidade
Não cedem à abjeta autoridade
Seguem em frente com firmeza

Têm a certeza da sua fortaleza
São entes assaz diferenciados
E por todo mundo são amados

Marco Antônio abreu Florentino

Soneto em homenagem a esse monstro do futebol chamado Messi, que superou seu compatriota Maradona pela qualidade humana que apresenta, pois não basta somente ter o talento, a genialidade, é preciso ter a humanidade, a retidão e a humildade.

Nesse quesito supera também o português da Ilha da Madeira Cristiano Ronaldo, que apesar da reconhecida consciência social, peca pelo excesso de vaidade. (Vanitas vanitatum et omnias vanitum).

Considero Messi o terceiro melhor jogador de futebol de todos os tempos , só perdendo de longe pro Pelé e de perto pro Garrincha que, infelizmente, era alcoólatra e raparigueiro, que teve na espetacular cantora Elza Soares, sua ponte sobre rios turbulentos. Pena, mas era um derrotado na vida.

Messi, como um colosso, merece essa copa. Um líder nato e corajoso, que tomou para si a responsabilidade de bater o pênalti que abriu o placar e depois o passe para o segundo gol e a maravilhosa jogada que resultou no terceiro gol.

E olha que ele foi diagnosticado como portador do espectro do autismo, uma das modas recorrentes na pediatria.

Parabéns Messi. A você meu tributo e admiração.

https://youtu.be/mw53d9qGLOg
(No adeus de Pelé Ele Disse Love, Love, Love - Caetano Veloso)
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 13/12/2022
Alterado em 20/02/2023
Comentários