Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
IMBRÓGLIO DA BAGACEIRA
IMBRÓGLIO DA BAGACEIRA
(Resposta à asseveração sobre a atual situação política no Brasil, registrado pelo amigo de São Paulo, Manoel Lopes)

¨CEGO NÃO É AQUELE QUE NÃO ENXERGA, MAS SIM O QUE NÃO QUER VER¨
Eu odeio o ¨PT¨ e detesto o ¨Lula¨, mas não posso deixar de reconhecer a qualidade de ambos em termos de estratégia política. Ficam na ¨moita¨ instigando os rivais a se matarem (¨dividir para conquistar¨). Sabem que só conseguirão ganhar no segundo turno se conseguirem gerar ¨rejeição¨suficiente entre as duas militâncias. (¨quem votar em Moro, jamais votará em Bolsonaro e vice-versa¨).

Manoel Lopes

RESPOSTA:

Infelizmente essa é uma realidade incontestável que está escancarada, mas a maioria do  nosso povo, de cultura e leitura limitadas, destituídos de uma análise crítica de bom senso e racional, situação imposta historicamente pelos detentores do poder e uma elite egoísta, atrasada e ignorante, não conseguem enxergar.

Dessa forma, Lula e o PT vão acabar de destruir o país, pois nenhuma nação consegue resistir tanto tempo com mandatários dessa extirpe de natureza tão rasteira e ordinária (Bolsonaro, Dilma e Lula). O país só não foi `a bancarrota como o Haiti porque, apesar dos pesares,  ainda é uma potência. Também porque significativa parcela da população em áreas estratégicas, como a do campo e da prestação de serviços, estão resistindo bravamente.

Os calhordas (incluindo políticos e magistrados imorais e indignos) estão conseguindo acabar com a indústria e o comércio. Reconheço que as gestões Lula não foram um desastre, mas pagamos um alto preço por isso e, a partir de 2018, ele mostrou sua verdadeira face egoísta ao pensar exclusivamente em seus próprios interesses e não os do Brasil. Quer virar um caudilho de quinta.

Pra eles (Bolsonaro e Lula), essa bipolaridade é fundamental para terem alguma chance eleitoral. Eu penso essa triste situação como uma dialética que nunca se completa: TESE E ANTÍTESE permanentes. Não se produz uma resultante (SÍNTESE). É imperioso que o Brasil consiga se livrar dessas amarras da parvidade.

Moro é um  ¨Lula / Bolsonaro que usou toga¨. Admirei e continuo admirando seu trabalho enquanto juiz na operação Lava jato, pois apesar de ser acusado de injusto por condenar Lula sem provas, a verdade é que neste país de excelentes leis mas de justiça duvidosa, não há espaço para se estabelecer o devido processo legal, visto que as interferências políticas e os interesse de grupos e forças poderosas, sempre interferiram e continuam interferindo na justiça.

Nunca, nesses meus sessenta e dois anos vida, tinha visto poderosos de colarinho branco serem condenados e presos no nosso país. Entretanto, julgam Moro apenas pelo Lula. Sempre disse que ele tinha acima dele duas instâncias para corrigir eventuais erros e falhas de julgamentos: a segunda (tribunal regional) e a primeira (tribunais superiores).

Infelizmente, a ambição de poder e dinheiro falaram acima da dignidade e da ética quando enveredou pra política através do governo  Bolsonaro, com trágicas consequências. Também é um beócio.

Da minha parte, desde a eleição anterior, já defini minha escolha política para presidente: Ciro Gomes, apesar da minha inicial antipatia por alguns aspectos de natureza comportamental e de postura. Mas é inegável sua inteligência, cultura, capacidade de trabalho e experiência. Além do que, nunca conseguiram provar algum malfeito ou ato delituoso e de corrupção.

Tem como melhor propaganda as gestões anteriores na prefeitura de Fortaleza, estado do Ceará e Ministério da Fazenda. Também como parlamentar. Hoje o Ceará é destaque mundial na educação e tenho  consciência e absoluta convicção de que, qualquer país que aspire ser grandioso e de primeiro mundo, precisa investir de forma vigorosa e radical nessa área.

Tive oportunidade de conversar pessoalmente com ele numa tarde descontraída de sábado no Passeio Público de Fortaleza, fato registrado pelo meu filho Daniel, quando ouvi suas colocações sobre diversos temas, inclusive o motivo da minha classe profissional (médicos), ter tanta aversão a ele.  Também li seu mais recente livro: ¨Projeto Nacional: O Dever da Esperança¨.  Até agora, foi o único candidato  que criou e registrou formalmente um projeto de governo para todas as áreas e problemas do país.

Outrossim , como suas ideias e posicionamentos vão atingir frontalmente os interesses de poderosos do setor  bancário, midiático e econômico, não tem recebido o devido apoio e atenção dessas organizações e entidades que influenciam, de forma determinante, a opinião pública.

Marco Antônio Abreu Florentino
Médico do Trabalho - AMB/ANAMT
Pediatra - CFM/SBP
Infectologista - UFPB  

O PIOR CEGO

É aquele que não quer ver
Na recusa da sua verdade
Também custa a entender
Que tem só uma realidade

Segue sempre um mentor
Para dedicar sua servidão
Desde então o seu senhor
Vai dominar sobre a razão

Tem a marca do apedeuta
Por rancor ao hermeneuta
Sem leitura e sem cultura

Uma insignificante criatura
Que classifica a existência
Pela jurisdição da violência

Marco Antônio Abreu Florentino


Marco Florentino e Manoel Lopes
Enviado por Marco Florentino em 09/02/2022
Alterado em 09/02/2022
Comentários