Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
CONATUS
CONATUS

Cada substância se esforça
Com a força que está em si
A fim que o ser não distorça
Para imanência de Deus fluir

Na condição do corpo ligado
Ideando um atributo diferente
Incluído na mente conectado
Ativa o ser a seguir em frente

Central no pensar spinoziano
Conatus é paixão e liberdade
Essencial no realizar humano
Na lida de alcançar a verdade

Pois que Deus é causa plena
E o homem, sua parcela finita
Seja desenvolvida ou pequena
É a existência que se acredita

Marco Antônio Abreu Florentino

NOTA: Poesia inspirada no conceito de Spinoza para CONATUS e sua influência em Nietzsche,  Shoppenhauer e Deleuze:

¨Foi necessário que Deleuze aparecesse para pôr em bom estado de funcionamento o que se havia estragado com séculos de idealismo, seu conceito de desejo se baseia diretamente em Nietzsche e Espinosa.

Há uma impossibilidade lógica, causal, conceitual, ontológica de autodestruição. E também não é inércia! A inércia daria provas de um mundo onde Deus não seria o produtor de si mesmo como a realidade que vemos.

Deus existe, logo, o conatus pode agir, produzir e expandir-se no processo. Por sermos parte da produção divina, agimos. E quando agimos, realizamos nossa essência e buscamos por afetos que preencham nossa essência da maneira mais adequada.

O desejo em nós quer a si mesmo, ele não se volta ao exterior em busca de um objeto que lhe falte. O ser humano não é um vazio a ser preenchido, ele é uma vida que quer a si mesma e procura ampliar as suas condições de expandir-se construindo a realidade ao seu redor.

Deste modo, cabe ao homem selecionar, dentre as milhares de possibilidades, aquelas que mais contribuam para perseverar no seu ser. O desejo do homem é o tempo todo preenchido, mesmo que seja por tristeza, cabe então a ele cuidar de si para ter cada vez mais a capacidade de preencher-se de alegrias.

Sendo assim, bom é tudo que aumenta a força de nosso conatus e mau tudo o que o diminui.¨

DESEJO A TODOS OS AMIGOS, FAMILIARES E COMPANHEIROS DE TRABALHO QUE, EM 2022, TENHAM CONHECIMENTO, CONSCIÊNCIA E AUMENTO DA FORÇA DOS SEUS RESPECTIVOS CONATUS.

OBS: Por aqui, encerro os contatos da minha participação poética e literária através de E-MAIL. Continuo contribuindo para o site Recanto das letras (marcofloren.recantodasletras.com.br).

Agradeço de coração toda a paciência e atenção dispensadas e aproveito para me desculpar por ocasionais inconveniências ou aborrecimentos em função de eventuais discordâncias de opiniões e posicionamentos ideológicos

Forte e fraterno abraço.    

https://youtu.be/l4KE6kx0K0E
(Piano Concerto N° 20 em D menor, K 466 - Wolfgan Amadeus Mozart)

Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 04/01/2022
Alterado em 04/01/2022
Comentários