Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
A REENCARNAÇÃO DO VAMPIRO DO PLANALTO CENTRAL) (da série que explica a ascensão do ¨rato doido¨ ao poder)
A REENCARNAÇÃO DO VAMPIRO DO PLANALTO CENTRAL)
(da série que explica a ascensão do ¨rato doido¨ ao poder)

Depois do Ratinho Feio, dando sequência à epopeia de eventos extraordinários, que ao invés de poemas, foi contado em prosa, numa tentativa de explicar as causas que levaram o ¨Rato Doido¨, alcunha de um rato psicopata de esgoto chegar ao poder na Ratolândia de forma surpreendente, eleito numa votação arrasadora pela elite burguesa dos ratos e ratazanas, como também boa parcela dos camundongos e ratinhos trabalhadores, muitos carentes e ignorantes que se rebelaram contra o gato de sorriso enigmático, com nome de um molusco e sua rainha de copas, enganados por uma mídia tendenciosa e comprometida.

Relatamos, a seguir, mais uma aventura dos ratos que sonham obter asas igual a dos mamíferos do grupo ¨Scrotifera¨, que inclui a ordem ¨Chiroptera¨, para poder voarem como vampiros que assolam o país, roubando, enganando, mentindo e dilapidando o patrimônio dessa terra tão bela, rica e promissora, sugando sem dó, o sangue da esmagadora maioria da sua população, que é de bem, inclusive já considerados bípedes, pois caminham perfeitamente com seus membros inferiores.

Corre à boca pequena que alguns descendentes de Van Helsing, conhecido caçador de vampiros, que enfrentou Drácula na idade média, se estabeleceram no nordeste. Um se criou numa cidade chamada Sobral, tem o primeiro nome com quatro letras.

Outro numa cidadezinha potiguar conhecida por Alexandria, visto que seus habitantes quiseram homenagear a antiga cidade egípcia, famosa por sua biblioteca. Este, por sinal, acabou de revelar a verdadeira história dos vampiros ao escrever um conto chamado ¨Pacto de Sangue¨, que muda, radicalmente, a noção mítica que se tinha dessas criaturas bizarras. Usa o pseudônimo de Ayala. Dizem as más linguas que é procedente da Pérsia, onde era um sábio conselheiro pessoal do Rei Artaxerxes I, o da mão direita enorme. Parece que Ayala tinha a mão esquerda muito grande, por isso foi chamado para perto do rei e assim completa-lo, tornando-o mais poderoso.
      
A REENCARNAÇÃO DO DRÁCULA (O VAMPIRO DO PLANALTO CENTRAL)

¨EM VERDADE VOS DIGO: QUALQUER SEMELHANÇA NÃO SERÁ MERA COINCIDÊNCIA¨.

            No inicio dos tempos, Iblis, acompanhado por Shaitan, fugiu do paraíso após desentendimento com Alah Deus todo poderoso, também conhecido por Zeus. De fato o que ocorreu foi um ato de traição em que Iblis tentou usurpar o poder do Éden através de um golpe sujo, conspirado no fundo da mais gelada caverna e na escuridão da noite sem fim. Seu intento foi descoberto e severamente punido por Zeus e seus guardiões com a expulsão sumária dos Campos Elísios e a condenação eterna na mais longínqua terra do Hades.

            Desde então Iblis, que se fortaleceu do mal com o contínuo apoio de Shaitan, o qual se transformou numa espécie de fogo sem fumaça, tentam escapar do inferno em que foram amaldiçoados, mas por algum mistério ainda não revelado, não alcançam o sucesso esperado.

            Estava escrito que suas tentativas de ressurgimento ocorreriam em lugares remotos, pobres ou de população ignorante, onde quase toda sociedade estaria comprometida com o mal, a iniquidade e a corrupção.

            Assim foi na idade das trevas, num lugarejo chamado Transilvânia, pertencente à província da Romênia, onde o príncipe Vlad Tepes (Vlad III), que nasceu em 1431 e governou o referido território, surgiu não se sabe de onde. Nessa época, a Romênia estava dividida entre o mundo cristão e o mundo muçulmano, representado pela Turquia. Vlad III vulgo ¨o empalador¨, ficou conhecido pela perversidade com que tratava seus inimigos. Sua crueldade alimentava o imaginário de modo que logo passou para o conhecimento popular como um vampiro, recebendo a denominação de DRÁCULA. Talvez fosse mesmo um vampiro, pois não gostava de sair à luz do dia, tendo a noite como sua aliada para as mais diversas e tenebrosas transações.

            E assim sucedeu em tempos e lugares variados até os dias de hoje.

            Dizem as línguas fofoqueiras que a última tentativa, a mais recente, ainda está em curso num país exótico da América do Sul, onde as pessoas agem de forma estranha, rindo, cantando e dançando uma espécie de dança de apelo irresistível conhecido pelo nome de samba, enquanto passam fome, dificuldades de toda ordem e desmandos de seus governantes que roubam, corrompem, são corrompidos e enganam seus compatriotas. Estes, por sua vez, quando esboçam alguma reação é passageira, desorganizada, desinformada e carnavalesca, caracterizando um impressionante caso de subserviência civil desde os tempos de Michel (o de Montaigne).

            Pois bem, Iblis, agora na figura de SET devido a proximidade com seu lugar de origem, o Líbano, iniciou sua tentativa de voltar ao poder no mais discreto comportamento, com postura pseudo elegante, gestos estudados e voz compassada, sem deixar escapar certo sotaque paulista caipira pra disfarçar.  Surgiu descendente de muçulmanos mas se arvora cristão, visitando inclusive as igrejas e templos onde o séquito de Shaidan exerce lideranças chaves. O principal deles se infiltrou no parlamento do país como presidente do congresso para abrir caminho ao seu amado líder das sombras.

            Isso mesmo, das sombras, pois foi nas sombras que essa figura maligna conspirou durante todo o tempo contra sua rainha de copas do país das maravilhas... aquela do pavio curtíssimo, autoritária, arrogante, ignorante e que responde, a qualquer sinal mínimo de desrespeito e discordância com a pena de decapitação, pelo qual ficou famosa, a despeito dos conselhos do seu mentor, o sábio gato de Cheshire ou gato do sorriso enigmático, mas que tem o nome de um molusco, aquele que aparece e desaparece do nada, quando menos se espera.

            Acontece porém que o vil demônio, como todos os demônios que se prezem, cometeu um gravíssimo erro. Veio com a aparência semelhante à da época da Romênia na idade média, o que fez com que sua presença e sua tramoia tenham sido descobertos.

            Os acontecimentos ainda estão em curso e ninguém ainda sabe qual vai ser o resultado, mas parece que um descendente de Van Helsing, o caçador de vampiros, vindo do nordeste, de uma próspera cidade do interior cearense chamada Sobral, já está planejando para fincar uma estaca de madeira no seu coração.

Marco Antônio Abreu Florentino
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 15/04/2021
Alterado em 15/04/2021
Comentários