Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
COVID-19: Informativo de Esclarecimentos e Orientação Laboral
COVID-19: INFORMATIVO DE ESCLARECIMENTOS E ORIENTAÇÃO LABORAL

Considerando o aumento significativo de casos de Covid-19 nos últimos três meses, impactando de forma irremediável na vida da população brasileira, afetando, indiscriminadamente, todos os setores da sociedade, seja do ponto de vista da vida cotidiana, dos costumes, da economia e principalmente da saúde pública e privada pela sobrecarga de doentes que procuram orientação, assistência médica e esperança nas ações de profilaxia e prevenção, centradas principalmente no Programa Nacional de Imunização, responsável pela vacinação do povo brasileiro, elaborei este texto informativo suscinto com o objetivo de esclarecer, orientar e apoiar trabalhadores e familiares frente a esse flagelo de proporções globais.

I - DOENÇA:
- A Covid 19 é uma doença infecto contagiosa causada por um vírus (Sars Cov 2), portanto, uma virose, com características de alto poder transmissível, de rápida propagação e acentuada agressividade.

- Acomete principalmente o aparelho respiratório, ocasionando a Síndrome Respiratória Aguda Grave (por isso o nome do vírus - SARS em inglês), podendo evoluir com grave comprometimento pulmonar (pneumonia), geralmente num curto intervalo de tempo e que, em alguns casos, pode se estender por meses.

- Os primeiros sintomas aparecem entre dois e quatorze dias, em média após quatro a cinco dias do primeiro contato.

II - SINTOMAS:
- Os sintomas mais comuns e importantes são febre, tosse seca e cansaço. Entre outros sintomas menos comuns estão dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, congestão nasal, perda do olfato e do paladar e erupções cutâneas.

- Cerca de 80% das infecções confirmadas têm sintomas ligeiros de COVID-19 ou são assintomáticos e a maioria recupera sem sequelas.

- Entretanto, 15% das infecções resultam em COVID-19 severa com necessidade de oxigênio e 5% são infecções muito graves que necessitam de ventilação assistida (entubação) em ambiente hospitalar.

III - DIAGNÓSTICO:
- O diagnóstico é feito com base nos sintomas e fatores de risco e confirmado com testes em tempo real, sendo que os mais utilizados são o molecular (antígeno) e o sorológico (anticorpos).

IMPORTANTE: O TEMPO PARA REALIZAÇÃO DOS TESTES SÃO DIFERENTES ENTRE SI, A SABER:

-  Para detecção de partículas do vírus (antígeno), geralmente em amostras de muco (swab - pelo nariz) DEVEM SER REALIZADOS A PARTIR DO QUARTO ATÉ O SÉTIMO DIA DO INÍCIO DOS SINTOMAS.

- Para detecção de anticorpos produzidos pelo organismo infectado (Sorológico- principalmente os anticorpos IgG e IgM), DEVEM SER REALIZADOS APÓS O SÉTIMO DIA DO INÍCIO DOS SINTOMAS.

IV - PREVENÇÃO:
- Entre as medidas de prevenção estão a lavagem frequente das mãos com sabão, álcool gel, evitar o contacto próximo com outras pessoas, evitar tocar o resto com as mãos, evitar aglomerações e o uso de máscaras.

V - ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS E TRABALHISTAS DE CONDUTA

V.1 - TRABALHADORES EM GERAL
- Em caso de suspeita de infecção devido algum dos sintomas leves referidos, com histórico de contato prolongado com pessoas confirmadas, procurar atendimento médico através de teleatendimento ou presencial.

- Em caso de sintomas mais importantes como febre, tosse e cansaço, com histórico de contato prolongado com pessoas confirmadas, procurar imediatamente atendimento presencial nas emergências dos hospitais de referência.

OBS 1 = Em ambos os casos, realizar os testes conforme orientação médica.

OBS 2 = Afastamento das atividades laborais pelo período inicial de sete dias ou até o resultado dos testes.

OBS 3 = Caso confirme positivo, afastamento por mais sete dias. Se negativo, retorno imediato ao trabalho.

OBS 4 = Em ambos os casos, entrar em contato com o setor médico
das empresas que ofereçam este serviço.

OBS 5 = Trabalhadores com mais de 15 dias de afastamento do trabalho devem procurar o INSS para marcação de perícia e recebimento do auxílio doença ou auxílio por incapacidade temporária.

VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Trabalhadores assintomáticos que tenham tido contato prolongado com infectados confirmados (famíliares ou colegas de trabalho), também devem se afastar das suas atividades laborais por sete dias ou até o resultado dos testes. Nestes casos, também procurar atendimento médico por teleatendimento ou presencial na rede pública ou privada de saúde.

- Algumas farmácias e laboratórios realizam os testes para Covid-19. Caso haja interesse, solicitar os testes rápidos (molecular / antígeno pelo swab) a partir do quarto dia ou o sorológico (IgG / IgM) depois do sétimo dia do início dos sintomas.

- IMPORTANTE: NÃO FAZER AUTOMEDICAÇÃO. QUALQUER DÚVIDA OU MAIS ESCLARECIMENTOS, PROCURAR O SETOR MÉDICO DAS EMPRESAS OU MÉDICOS ASSISTENTES DE REFERÊNCIA

Dr. Marco Antônio Abreu Florentino
Médico do Trabalho (AMB - ANAMT)
Pediatra (SBP - CFM)
Infectologista (UFPB).

Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 07/04/2021
Alterado em 07/04/2021
Comentários