Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
TOLO COM INICIATIVA
Pronto... descobri a classificação humana de Bolsonaro e sua caterva conforme os critérios de Napoleão Bonaparte:  TOLOS COM INICIATIVA.
Marco Antônio Abreu Florentino

OS SOLDADOS DE NAPOLEÃO
Luiz Marins
Dizem que Napoleão Bonaparte classificava seus soldados em quatro tipos:
1. Os inteligentes com iniciativa;
2. Os inteligentes sem iniciativa;
3. Os tolos sem iniciativa;
4. Os tolos com iniciativa.

Os inteligentes com iniciativa eram os comandantes gerais, estrategistas.
Os inteligentes sem  iniciativa eram os oficiais superiores que recebiam ordens e as cumpriam com diligência.
Os burros sem iniciativa eram colocados à frente da batalha - buchas de canhão - como dizemos.
Os burros com iniciativa Napoleão odiava e não queria em seus exércitos.

Essa grande sabedoria de Napoleão serve também para a nossa empresa. Será que também não temos em nosso exército napoleônico que é a empresa de hoje esses três tipos de soldados? E não serão todos necessários?

Pense bem. Um exército só de generais estrategistas por certo não vencerá batalha alguma. Alguém tem que estar no front. Obedientes oficiais (diretores, gerentes) sem estratégia também não vencem uma guerra. Soldados (colaboradores) dedicados, sem comando, sem chefia, sem direcionamento, também não trazem sucesso à batalha.

Assim precisamos dos três tipos de soldados para vencer uma batalha, assim como precisamos dos três tipos de colaboradores para que possamos vencer os desafios do mercado competitivo em que vivemos.

Mas, assim como Napoleão, devemos nos livrar, o mais rapidamente possível dos tolos com iniciativa. Um tolo com iniciativa é capaz de fazer besteiras enormes. Um tolo com iniciativa faz o que não deve, fala o que não deve e até ouve o que não deve; nos faz perder bons clientes, bons fornecedores. São eles que fazem produtos sem qualidade porque resolveram alterar os processos definidos. Um tolo com iniciativa é, portanto, um grande  risco. Não precisamos dele. Nem Napoleão os queria.

E sua empresa? Você identifica os quatro tipos de soldados de Napoleão? E o que faz com cada tipo? Você tem sabido lidar com cada um deles?
Pense nisso. Sucesso!
Marco Florentino e Luiz Marins
Enviado por Marco Florentino em 06/03/2021
Alterado em 11/03/2021
Comentários