Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
A SAGA DO CAVALEIRO DO MOINHO
Uma linda e extraordinária história que todo cearense tem a obrigação de conhecer. Vídeo que deveria ser obrigatório nas escolas de ensino fundamental.

A saga humanitária e heróica de Rodolfo Teóphilo, farmacêutico baiano que se dizia cearense de coração, um dos padeiros (pseudônimo Marcos Serrano) da Padaria Espiritual, movimento precursor do modernismo no Brasil, mostra, peremptoriamente,  que a história de progresso da humanidade é construída em alicerces humanos de grande valor, solidez de caráter e amor ao próximo, em que pese obstáculos personalizados por pessoas egoístas, hipócritas e farsantes, preocupados única e exclusivamente com seus interesses pessoais.

Também nos ensina que a história se repete, mesmo que seja de forma helicoidal no tempo e no espaço, como afirmou Hegel, visto que Rodolfo Teóphilo viveu em Fortaleza uma das mais graves epidemias de varíola, a qual combateu sozinho, com seus próprios recursos, sem apoio governamental que, ao invés de apoia-lo, perseguia e dificultava suas ações.

Nada mais atual nos tempos sombrios da pandemia em que vivemos, onde um governo desastroso e insano, pra não dizer psicopata, com suas instituições repletas da caterva que o rodeia, fazem questão de negar e dificultar as ações de prevenção e cuidados necessários no combate ao vírus da Covid 19, através de um negacionismo absurdo, imobilismo criminoso e monumental incompetência.

Marco Antônio Abreu Florentino
Médico do trabalho (AMB / ANAMT)
Pediatra (SBP / CFM)
Infectologista (UFPB)

https://youtu.be/LGBBeM82bqk
Marco Florentino e Universidade Federal do Ceará
Enviado por Marco Florentino em 03/03/2021
Alterado em 04/03/2021
Comentários