Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
UM POVO A SER EXPLICADO
UM POVO A SER EXPLICADO

RESPOSTA ao comentário do amigo Cácio Trajano: ¨No Brasil também é assim em um universo paralelo. A atitude de um povo é reflexo nos seus governantes. No Brasil o justo paga pelo pecador¨.
O referido comentário foi feito a respeito de um artigo americano que discorreu sobre um leilão em que vários fazendeiros participaram e ficaram calados para que o lance dado pelos antigos donos fosse vencedor.

Prezado Cácio Trajano!

Estava interpretando errado ao achar que você afirma que a atitude de um povo é reflexo DOS seus governantes, mas é NOS governantes. Em assim sendo, concordo contigo.

No Brasil, desde a proclamação da república tem sido eleitos governantes pífios, medíocres, corruptos, canalhas, psicopatas e por ai vai.

Considero apenas três grandes estadistas na história do Brasil durante suas gestões: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Inácio Lula da Silva. Este último, porém, jogou na lata do lixo toda sua grandeza e dignidade em busca de um eterno projeto de poder que o transformou num reles caudilho de quinta categoria como é tradicional na América Latina.

E grande parte do povo continua lhe apoiando. Outra se espelhando num psicopata.

É isso... um povo ignorante, sem cultura, preconceituoso (principalmente sua classe média) e bárbaro, não somente no sentido da violência, mas também da ignorância.

Um povo cuja base cultural são os programas da televisão aberta como novelas e reality shows estilo BBB. Quando muito se vale do google.

Um povo que não lê, que não valoriza e até desconhece suas raízes, sua história, sua geografia, sua tradição, enfim, um povo que nesses tempos de escuridão, parece ter orgulho da sua rudeza, estupidez e apedeutismo.

É um povo que precisa de profundos estudos históricos e sociológicos para ser compreendido e explicado.

Marco Antônio Abreu Florentino
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 09/06/2020
Alterado em 10/06/2020
Comentários