Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
O QUE ACONTECEU COM O BRASIL?
O QUE ACONTECEU COM O BRASIL?

OBS: A seguir meu comentário ao texto de Luiz César Nogueira de Carvalho (publicado abaixo), discorrendo sobre a atual situação política do Brasil:

Excelente texto... resumiu para os incautos, incultos, desmemoriados, bobalhões, babacas, imbecis, deslumbrados, oportunistas de ocasião, enfim, toda a caterva que apoia Bolsonaro, principalmente essa burguesia metida a elite da classe média cafona (que adora dizer que viajou pra Flórida e viu o Mickey e fotografou em frente a Torre Eiffel pra colocar na capa do facebook) um pouco da nossa recente história política.

Faltou mais detalhes ao deixar de referir que estamos sendo governados por um ex militar terrorista, julgado e expulso do exército por indisciplina e insubordinação, reincorporado mas reformado por ter sido considerado mentalmente doente (ler o livro de Luiz Maklouf Carvalho, jornalista paraense, falecido há alguns dias).

Parabéns Luiz, você continua sendo um articulista brilhante, analista ácido e um cidadão inserido e consciente do momento histórico que vivemos.
Marco Antônio Abreu Florentino

TEXTO DE LUIS CARVALHO NOGUEIRA:
O que aconteceu com o Brasil?

Há exatamente 2 anos escrevi aqui de forma profética que nenhum país do mundo se sustenta com governos que não representam a maioria do povo.

Quando nos livramos da ditadura e tivemos eleições livres, a direita conservadora colocou no poder o caçador de marajás com a ajuda da rede globo pois o senhor Collor era um desconhecido no país. Collor ao contrariar interesses de um segmento importante da elite foi mandado embora.

Seu vice fez um governo sério de centro e nos deu o real. Era a vez de dá qualidade ao governo e colocamos em Brasília um dos mais importantes intelectuais brasileiros.

FHC fez um bom governo nos primeiros 4 anos mas no segundo, já tendo mandado os brasileiros esquecer o que ele tinha escrito em seus livros ao fazer acordo com deus e o diabo para reeleição, desorganizou o que tinha feito.

O povo cansado dessa lenga lenga e só levando chibata resolveu fazer uma experiência com uma liderança sindical. Seu primeiro governo segundo as pesquisas de opinião deixou a classe media e os pobres com esperanças e nessa onda vermelha o ex-presidente Lula se torna segundo essas pesquisas o político mais popular e aprovado do país.

No segundo governo ao fazer acordos com o que há de pior na política tupiniquim, cedeu ao mal feito e a corrupção chegou dentro do próprio palácio construído por Oscar Niemeyer. O governo de centro esquerda do Partido dos trabalhadores se tornou conivente com o lado podre da política e a corrupção se disseminou.

Mesmo assim o ex-presidente Lula, pelo seu prestigio, fez sua sucessora, uma mulher honesta, mas com sérios problemas de racionalidade. A direita viu aí a oportunidade de voltar ao poder e mandou a senhora Dilma de volta para Porto Alegre. Foi armado um circo para legitimar a saída da governante incompetente, mas o tiro saiu pela culatra. Os que ajudaram a manda-la embora mostraram que eram 10 X piores que a dama da guerrilha. O Brasil descobriu que tinha trocado 6 por meia dúzia e deu no que deu.

Hoje vivemos o pior momento da nossa história desses últimos 30 anos. Consultemos as pitonisas para saber como será o amanhã. Será que seremos todos caminhoneiros? Hoje temos engaiolados gente que tem grana, juízes, políticos , ex-governadores e até um ex-presidente . Ás vezes ao acordarmos pensamos que estamos em outro planeta. No entanto, não nos esqueçamos e não sejamos ingênuos que há interesses estrangeiros no caos brasileiro pois temos lá no fundo do nosso mar uma das maiores reservas de petróleo do mundo e os grandes magnatas sabem disso.

E a solução? Só existe uma dentro da democracia: Um governo legitimo que represente a maioria e uma renovação política radical, começando por um enxugamento dessa indústria de falsos partidos políticos e o fim da política de coalizão do toma lá dá cá. Sabemos que para isso temos que deixar de sermos servos voluntários.

Luiz Cesar Nogueira de Carvalho
(Médico ginecologista, ultrassonografista e auditor. Poeta, escritor e estudioso da filosofia)
Marco Florentino e Luiz César Nogueira de Carvalho
Enviado por Marco Florentino em 27/05/2020
Alterado em 05/07/2020
Comentários