Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
UMA PERSONALIDADE PSICOPÁTICA NO PODER?
UMA PERSONALIDADE PSICOPÁTICA NO PODER?

            Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta.

            O indivíduo com o chamado transtorno da personalidade antissocial tem como características principais o engodo e a manipulação e, para receber tal diagnóstico, deve ter pelo menos 18 anos e uma história de transtorno da conduta antes dos 15 anos. A chamada psicopatia ou transtorno da personalidade antissocial são diagnosticados, portanto, na idade adulta.

            O padrão de comportamento é caracterizado pelo não conformismo com normas legais e sociais e por atos repetidos que podem ser motivo de detenção (quer sejam presos ou não), tais como destruir propriedade alheia, importunar os outros, roubar ou dedicar-se à contravenção.

            Algumas características do psicopata são dignas de registro como o comportamento contundente e sedutor, acompanhado de uma verborragia de aparente coerência porém carregada de inverdades e mentiras, ditas de forma tão incisivas que parecem verdades absolutas quando saem da sua boca.

             A diferença de um mitomaníaco para um psicopata está pelo fato do mitomaníaco mentir por uma necessidade criada por um descontrole psíquico, diferente do psicopata que busca sempre ganhar vantagem em cima das suas falcatruas.

            Como estudioso da psiquiatria e psicologia humana, sempre achei que o sociopata não pode ser enquadrado como doente incapaz, visto que possui plena consciência  das consequências dos seus atos, sejam dissimulados ou não.

            Pois bem, nesta eleição presidencial de 2018 estamos diante de um candidato que possui todas as ferramentas comportamentais que nos fazem suspeitar tratar-se de uma autêntica personalidade psicopática, tomando como base seu histórico de vida publicamente conhecido como a sua passagem pelo Exército Brasileiro e seus atos de insubordinação e indisciplina, tentativas de ações terroristas, sua exoneração acompanhada por relatórios técnicos que o enquadram como psicologicamente instável, sua atuação na política brasileira como deputado federal, com depoimentos e falas no mínimo polêmicas e politicamente execráveis e seu fino talento de perceber todo o contexto sócio político do país para, sorrateiramente, aproveitar em causa própria sem sequer um planejamento ou projeto de governo e poder, valendo-se tão somente de soluções superficiais e populistas, principalmente na área da segurança pública.

            É sabido que seu maior aliado nessa empreitada é o sentimento antipetista criado no decorrer dos seguidos governos deste partido (PT), culminando com a explosão de denúncias de corrupção perpetradas nos últimos quinze anos, curiosamente somente possível graças ao respeito à democracia e à transparência que as gestões desses governos fizeram questão de respeitar e manter.

            A história nos ensina que em toda evolução política da humanidade (desde as primeiras civilizações, como a egípcia, até a contemporaneidade com o advento do capitalismo e do socialismo, criando um antagonismo ideológico no século XX que culminou com o maior horror humanístico de todos os tempos... a segunda grande guerra), os regimes autoritários e tirânicos começam exatamente dessa forma, como a que estamos vivenciando no Brasil de hoje. Assim foi com os imperadores romanos, no Sacro Império Romano Germânico e a repressão da Igreja e do papado, culminando com Carlos Magno, também com Gengis Khan, Ivan (o terrível), Napoleão, Stalin, o nazifascismo de Hitler e Mussoline e tantos outros.

            Entretanto, o que mais assusta nessas situações, mesmo nas diferentes culturas que sofreram com esse processo, é a cumplicidade, participação ativa e posterior servidão voluntária ou consentida de boa parte da população, incluindo integrantes da elite econômica, social e cultural de uma sociedade, os quais em tese, deveriam conhecer a história e os resultados nefastos que tais empreitadas tiveram, com consequências danosas e irreversíveis para seu povo e sua história, deixando claro que tais sentimentos e forma de pensar são intrínsecos às suas naturezas humanas, expondo, quando em condições propícias, todos seus instintos egoístas, perversos e desumanos, assumindo atitudes agressivas, empedernidas e indiferentes ao sofrimento humano.

            As pessoas assim investidas já não se preocupam em dissimular e esconder seus modos de pensar, destilando publicamente seus ódios, preconceitos, intolerâncias e soberbas, como é o caso de muitos artistas e autoridades nacionalmente conhecidos e do coronel de reserva do exército que foi a público ameaçar ministros do STF. Também pessoas que convivem conosco no nosso dia a dia... alguns amigos e familiares.

             Fica evidente que são pessoas que criam mecanismos de defesa, como a projeção e a transferência, quando dão apoio a essas figuras humanas (ou desumanas) perigosas e lesivas ao equilíbrio e harmonia do conviver do homem em sociedade e que periodicamente aparecem na história, mesmo em se tratando de uma personalidade psicopática.

Pense nisso com carinho, serenidade e espírito desarmado quando for votar.

Marco Antônio Abreu Florentino
(Eleitor de Ciro Gomes)

https://youtu.be/9XACF7Q72Gg
(Apesar de Você - Chico Buarque)
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 27/10/2018
Alterado em 22/05/2020
Comentários