Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
SOBRE ESPINOSA E SUA ¨ÉTICA¨
SOBRE ESPINOSA E SUA ¨ÉTICA¨

Carta resposta ao meu filho Gabriel pelo curso enviado pela internet sobre Baruch de Espinosa, filósofo racionalista do século XVII:
http://bit.ly/desejo-em-espinosa - O desejo e a relação entre desejo e liberdade na filosofia de Baruch Espinosa

          Gabriel, acho que nossa conversa de hoje pela manhã rendeu frutos. Desde o dia em que você me presenteou com ¨A Ética: demonstrada à maneira dos geometras¨, de Espinosa, há seis anos atrás, quando estava internado no hospital devido meu grave problema cardíaco e sofri minha primeira morte, tenho lido, relido e insistido na sua leitura e entendimento, porém, a formidável disposição de teoremas com densa rede de definições, corolários, axiomas e escólios, numa complexa disposição capaz de esmagar qualquer criatura detentora de mediana inteligência, levando o leitor à admiração e ao terror, mas ainda assim, um fascinante desafio para a compreensão da realidade, oferecendo um panorama completo da existência, faz com que minha dificuldade de leitura seja compensada pelos pequenos progressos de assimilação no decorrer do tempo.
            Entretanto, acho que não conseguirei dar conta desse desafio em vida, pois tal qual Kant e sua ¨Crítica da Razão Pura¨, são obras que necessitam mais algumas vidas de humano comum para sua plena clareza. Ou então, como disse o amigo de Kant ao ler os manuscritos da ¨Crítica¨: talvez ficando louco ainda nesta vida. Obrigado pelo post do curso da Marilena Chaui. Ah! em tempo, acho que ¨Ser e Tempo¨ de Heidegger também está nessa categoria.
            Abraço carinhoso do seu pai.
Fortaleza, 16 de Setembro de 2018

Marco Antônio Abreu Florentino

Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 16/09/2018
Alterado em 17/09/2018
Comentários