Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
UM BRINDE AO FUTEBOL E À VIDA
UM BRINDE AO FUTEBOL E À VIDA

            A seleção brasileira, como de certa forma já era esperado, perdeu o jogo contra a excelente seleção da Bélgica, mas assim mesmo quero brindar aos amigos, parentes e ao povo brasileiro. UM BRINDE:
- À excelência do futebol praticado por equipes que ainda prezam pela técnica, pela tática sem prejuízo da improvisação e criatividade e pela humildade de jogadores que tem consciência do seu papel na sociedade na qual estão inseridos, não se deixando levar pela idolatria e fanatismo de um povo torcedor que, mesmo numa profunda crise política, econômica e social, se deixa levar por uma mídia comprometida e desmoralizada como a rede globo, bastando ver o exemplo da maioria dos jogadores da Bélgica que não fazem do futebol o seu principal meio de vida.
- À memória do meu pai, melhor amigo nesta existência, minha mãe, genitora e grande companheira de todas as horas, meu tio Raimundo, homem de uma grandeza humana inexprimível, Dr. Conte e D. Irene, pessoas humanas que fizeram a diferença em vida, juntamente com sua filha Lúcia Conte, minha prima inesquecível Vânia Abreu, minhas tias Anita e Francisquinha, sendo esta uma mulher grandiosa... e a todos que já partiram desta dimensão existencial e que deixaram sua marca e lembrança como seres humanos dignos e honrados.
- Aos meus irmãos Isabel, Antonio Junior, Iselen Ivanoski e Paulo, que viveram e vivem toda uma existência rica e feliz ao meu lado graças à competência de pais maravilhosos e amorosos, extensivo aos seus descendentes, como meus sobrinhos (André Cavalcanti Florentino, Laise Florentino), que fazem em vida me sentir orgulhoso deles..  
- Aos amigos e parentes, como os Pardais ( Fco Brilhante, Luiz Carvalho Nogueira, Cácio Trajano e Jaques Oliveira), Arnaldo Tavares Conte, Ulisses Florentino, João César Abreu e Marcos Jácome De Almeida Filho, responsáveis pela constatação de que familiares podem ser mais que parentes e sim amigos que tornam nossa existência mais alegre e menos sofrida.
- Um brinde à minha amada esposa Silvia, minha filha Sofia (razões do meu viver), meus dois filhos e meus netos, que representam a continuidade da nossa presença nesse plano existencial.
- Ao fracasso do projeto da GLOBO  em relação à copa do mundo e sua tentativa cada vez mais contundente de alienar nosso povo subserviente, submisso e servil.
- À breve libertação de Luis Inácio Lula da Silva, o maior e mais importante líder e governante político deste país desde sua descoberta, preso injustamente e sem provas por um sistema judiciário parcial, infame, apodrecido e de um cinismo (cara de pau) sem precedentes.
- À futura eleição de Ciro Gomes para presidente do Brasil, como uma esperança de resgate à seriedade, probidade, honestidade e inteligência à causa pública, lastreada pela aparente sinceridade do seu amor ao povo carecido e trabalhador brasileiro.
- Aos grandes filósofos da humanidade como Platão, Aristóteles, Sto. Agostinho, Tomás de Aquino, Descartes, Kant, Hegel, Nietzsche e Heidegger que, através dos seus pensamentos, influenciaram e deram um norte aos desígnios do existir racional humano.
- Um brinde aos escritores, poetas e artistas que, através da sua arte, fazem com que o mágico rivalize com o lógico no cotidiano do ser ai.
- À arte médica e sua importância como instrumento de minimização do sofrimento humano.
- E finalmente quero brindar à toda energia do universo, energia que, para alguns é entendida como Deus, para outros uma entidade física mas, para mim, o motor que nos faz seguir adiante.

Marco Antônio Abreu Florentino
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 06/07/2018
Alterado em 07/07/2018
Comentários