Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
INDIGNAÇÃO E DESALENTO
INDIGNAÇÃO E DESALENTO

            No diálogo entre pai e filho, a veemente exclamação: - pai, não acredito que o senhor está apoiando esse juiz fascista e a operação limpa rápido que está acabando com o Brasil, sua economia e equilíbrio social!
            O genitor responde afirmativamente com ar empedernido. Mais que apoiar, considerava o juiz um importante personagem nacional. O filho incrédulo não consegue acreditar e alega as terríveis consequências para a economia nacional, com a desestruturação de várias empresas estatais e privadas de grande porte e importância, sendo uma delas considerada a maior do país, gerando desemprego e falências prejudiciais à sociedade, isso sem considerar eventuais injustiças e perseguições a políticos e partidos, como o PO - Partido dos Operários e seu principal líder João Acácio (Joca) da Silva, que se elegeu presidente em dois mandatos com alta aprovação popular e considerado, inclusive pelo pai, um dos maiores estadistas que o país já pariu, mesmo antipatizando com o PO e seus militantes, de maioria arrogante e insuportavelmente metidos a donos da verdade.
            Ainda incrédulo, o filho queria saber a razão, pois considerava seu pai uma pessoa sensata e esclarecida.
            - Filho, meu apoio e admiração é decorrente da atitude corajosa do juiz Zorro em denunciar e enfrentar essa lama de corrupção que assola o país, colocando inclusive, sua vida em risco, pois está lidando com gente poderosa e perigosa, que não hesitaria em mandar matar se for preciso. Além do mais, apesar de eu achar que a corrupção sempre vai existir num estado constituído, pois faz parte da natureza humana, no nosso caso, extrapolou todo e qualquer limite de tolerância, numa impressionante generalização, revertendo todos os valores de ética e moral, tornando-se uma verdadeira instituição, quase como um comportamento obrigatório entre políticos, empresários e sociedade.
            E continuou firme em sua justificativa: - veja bem, disse que o considerava uma importante figura histórica, não um super herói e, como tal, passivo de erros, defeitos e deslizes. Eventuais distorções e falhas jurídicas nas suas decisões devem ser corrigidas por diversos recursos jurídicos e decisões em instâncias superiores. O estado brasileiro não ia suportar por muito tempo tal situação degradante de corrupção desenfreada.
            Tempos depois, para surpresa e decepção do experiente pai, assistiu frustrado, a sentença injusta de prisão de João Acácio, apesar de todos os recursos apelatórios da sua defesa para instâncias superiores, inclusive a principal e maior de todas, o Supremo Tribunal Federal - STF, enquanto outros personagens políticos, com provas cabais e documentadas, continuavam em liberdade, simplesmente por estarem no poder, mesmo que de forma ilegítima, contrariando e enterrando o argumento paterno.
            Seu sentimento inicial foi de luto pela morte da justiça brasileira e sua principal instituição e também desalento pela constatação do que já imaginava: a condição, única entre os principais países do mundo, de dialética incompleta. Não há síntese nos movimentos de tese e antítese neste país de Vera Cruz, seja pela fragilidade das instituições, seja pelas características de ignorância, indolência e subserviência do povo.

Marco Antônio Abreu Florentino

https://youtu.be/BggT_Cx-EzI
(Apesar de Você - Chico Buarque)
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 06/04/2018
Alterado em 06/10/2020
Comentários