Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
AMIGO PASSARIM
DA SÉRIE CONTOS CURTOS

CONTO NÚMERO 26

AMIGO PASSARIM

            Mardônio tinha acabado de chegar do sul. Teve que completar seus estudos do ensino médio na cidade que suas tias tinham influência. Estava de passagem para o norte do país, pois seu pai, militar, tinha sido transferido pra Belém do Pará.
            Logo se apaixonou pela prima, filha dos seus tios Edmundo e Gisela e, com isso, achava que estava namorando como gente grande. Dormia, com o consentimento de toda a família de nove irmãos, na casa da sua amada, sempre nos finais de semana.
            Era bem considerado e tratado com toda regalia e carinho que um ser humano adolescente dificilmente encontra.
            Nessas ocasiões, percebia o grande apego que seu tio tinha por passarinhos criados em gaiolas, particularmente por um galo de campina, também conhecido como cardeal do nordeste ou cabeça vermelha. Toda manhã, enquanto estava lá, Mardônio acordava com o alegre cantar dessa ave.
            Seu tio sempre dava bom dia aos seus bichinhos com o estalar dos dedos e, com o galo de campina, abria a gaiola deixando que ele voasse alegremente pra sua mão. Ele nunca fugia, logo voltava pra sua morada depois de cumprimentar seu dono.
            Um dia, mesmo com todo estímulo de Edmundo, o passarinho não saiu do seu refúgio. Seu dono amigo sentiu que ele não estava bem, mas devido o avançado horário de trabalho, saiu  preocupado, ansioso pra voltar no intervalo do almoço.
Quando Edmundo voltou, o passarinho, amofinado, finalmente voou do seu abrigo para sua mão, mas logo ao pousar, caiu desfalecido. Estava morto.
            Edmundo, profundamente desolado, percebeu que ele estava lhe esperando para a derradeira despedida.
            Não pensou duas vezes... pediu ao seu filho biólogo que empalhasse o grande amigo de tantas manhãs de alegre cantar, canto que lhe dava força e coragem para o enfrentamento das labutas do dia a dia.
            Mesmo com o passar do tempo, seu sobrinho nunca esqueceu esse acontecimento, uma autêntica lição de vida, de amizade e de humanidade.

Marco Antônio Abreu Florentino

https://youtu.be/ElkjU5aqElE
(Passarim - Tom Jobim)
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 25/03/2018
Alterado em 25/03/2018
Comentários