Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
LONGE DE CASA
DA SÉRIE CONTOS CURTOS

CONTO NÚMERO 25

LONGE DE CASA

            Roldão César, bem nascido numa família tradicional, era o penúltimo de uma rama de nove irmãos. Sua criação foi cercada de amor pelos pais e irmãos mais velhos. Todos achavam que era o mais acomodado da família... ledo engano.
            Cresceu e mostrou desde cedo sua personalidade forte e irreverente. Seu irmão mais velho deu-lhe o apelido de Dom... talvez percebendo o grande líder que despontava naquele menino com cara de comediante assombrado.
            Ainda adolescente se ligou, irremediavelmente, a uma garota forte, que seria sua companheira pro resto da vida. Contra tudo e contra todos se mandou pra luta, seguindo os caminhos do norte do país juntamente com o primo que se encontrava na mesma situação amorosa não legitimada. De Fortaleza, no Ceará, passou por São Luis no Maranhão e Belém do Pará, vendendo confecções e bordados cearenses.
            Tudo deu errado. Seu primo, que estava cheio de esperança e fé, voltou para o Ceará, mas ele continuou sua saga e foi parar em Manaus / AM, onde morava outro primo de fé, médico transferido pra Manaus pela Marinha do Brasil. Através deste, que foi recebe-lo no aeroporto impressionado pela sua figura trazendo uma enorme trouxa de confecções, como se fosse um grande saco de papai noel, tentou a sorte nesta cidade distante e isolada.
            Foi deixado no bairro mais popular de Manaus: Educandos, no qual ficou durante o dia todo tentando negociar, mas em vista do fracasso de vendas, resolveu traçar seu rumo para Boa Vista, em Roraima. Lá se estabeleceu e seguiu cumprindo seu destino. Continuou seus estudos e ingressou numa instituição federal de educação.
            Hoje, com mestrado e doutorado acadêmico, se estabeleceu vitorioso no interior do Ceará, no Cariri cearense. Faz parte da elite burguesa da região, mas não aceita tal condição. Luta, como bom progressista, pelas condições de igualdade social. Pensa agora com seus botões... quem te viu, quem te vê.

Marco Antônio Abreu Florentino

https://youtu.be/EmdyZWrdcXs
(Tudo Outra Vez - Belchior)
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 18/03/2018
Alterado em 19/03/2018
Comentários