Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
A GERAÇÃO ZUMBI
SOCORRO! NESTE MODELO DE SOCIEDADE TECNOLÓGICA E GLOBALIZADA, AS NOVAS GERAÇÕES ESTÃO “SOLTAS NO ESPAÇO”

Vamos ser breves. Consigno aqui o que tenho observado de forma crítica. Nada de novo, mas pouco falado.

Refiro-me ao quanto volúveis se tornaram as novas gerações, influenciadas e manipuladas pelos interesses das grandes corporações mundiais. A falta de uma consciência crítica torna os jovens “massa de manobras” de grandes projetos econômicos, lastreados em um “marketing” massivo e castrador.

Assim, tudo o que a grande mídia apresenta como “novo” é imediatamente incorporado ao dia a dia dos nossos jovens, que não percebem que estão sendo perversamente utilizados pelo grande capital internacional. O obscurantismo é um dos trunfos desta deletéria estratégia. Cultura geral ou humanista, nem pensar...

A moda deixou de ser um processo social natural e passou a ser dirigida por executivos das grandes corporações. Elas decidem se vamos assistir ao filme do “Homem Aranha” ou a mais uma franquia de “Guerra nas Estrelas”. Elas decidem se vamos caçar “pokemons” ou idolatrar um “cantor fabricado” por uma grande gravadora, que vai cantar no Fantástico ou no Faustão.

O fato é que, sem um ponto de reverência, sem conservar algo conquistado no passado como positivo, ficamos todos “soltos no espaço” e presas dóceis destas grandes articulações sociais e econômicas.

Nossos jovens estão sendo transformados em “zumbis”, que realimentam este perverso modelo de sociedade. Estamos a um passo do fascismo.

É preciso dizer aos meninos que os super heróis não existem e são mecanismos de fazer as crianças permanecerem em um “mundo de fantasia”, criando personalidades alienadas e maniqueístas. É preciso dizer para as meninas que as bonecas “LOL” são uma perversa enganação, forma de incentivar o consumismo e enriquecer empresários estrangeiros.

Os pais são também responsáveis por tudo isso. Muitos pais sucumbiram a esta realidade e não percebem os “monstros” que estamos criando.

Espero que eu esteja errado ou, ao menos, exagerando na minha análise. Entretanto, posso afirmar que a sociedade que se criará no futuro muito pouco terá de humana. Será uma sociedade de idiotas, como teria dito o grande Chico Buarque.

Afranio Silva Jardim, professor de Direito da Uerj

RESPOSTA COMENTÁRIO: A GERAÇÃO ZUMBI

            Mais uma vez o Prof. Afrânio coloca o dedo na ferida dessa nossa sociedade meio que perdida. E é justamente nos jovens que reside a esperança de recuperação de valores que estão desaparecendo numa rapidez alucinante.
            Como ele mesmo disse, talvez eu também não esteja mais aqui para ver o resultado dessa saga maldita, porém, ainda acho que há tempo para que possamos corrigir esse destino:

AINDA HÁ TEMPO

Doce recordação da juventude em transformação
Tempos de aprendizagem lastreados na coragem
Viver a vida com emoção... e plena determinação
Futuro não tinha imagem, o amanhã era miragem

Despertava com o sol, seguindo a flor do girassol
Não pensava sofrimento, bastava o seu momento
Ouvia o canto do rouxinol tão afinado em si bemol
Ainda lembrava o vento murmurando igual lamento

Tanta vida se passou, agora vê o mundo que girou
Muito choro represou, mas ao sorrir, também ousou
Teve amor perdido que acarretou o coração partido

E as lembranças nebulosas se perderam insidiosas
Ninguém lhe falou das rosas, de flores tão formosas
Mesmo contido, ainda há tempo de achar o sentido

Marco Antônio Abreu Florentino

            Procurei fazer uma interpretação poética universal sobre esta interessante fase da vida que, geralmente no ser humano, inicia com todo o vigor e um sentimento de imenso poder na capacidade de criar, ter, ser e fazer.
            Inicio das primeiras descobertas do mundo e também dos primeiros amores, onde o comportamento intempestivo e despreocupado contrasta com o tempo da maturidade, criando as inevitáveis desilusões e desapontamentos mais marcantes da existência humana.
            Culmina com a idade da razão, quando muitos indivíduos apresentam uma perigosa e irreversível desconexão com o seu sentido de existir.
            Pessoalmente acredito que, enquanto houver vida consciente, sempre haverá tempo para achar o sentido perdido.

https://youtu.be/g1M7cgm6Yqk
(Roda Viva - Chico Buarque e MPB4)
Marco Florentino e Afrânio Silva Jardim
Enviado por Marco Florentino em 25/12/2017
Alterado em 13/05/2020
Comentários