Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
RESPOSTA À ACUSAÇÃO DE PARCIALIDADE DO JUIZ SÉRGIO MORO
RESPOSTA À ACUSAÇÃO DE PARCIALIDADE DO JUIZ SÉRGIO MORO

¨Conversa Afiada Oficial adicionou um novo vídeo: Moro vai fazer com Lula o que fez com o Vaccari¨.
¨Moro condenou o Vaccari sem provas, com base em delações. Foi assim também com José Dirceu¨
¨E é assim que ele quer fazer com Lula¨
¨Tudo com apoio irrestrito da Rede Globo¨

Em resposta à acusação do jornalista Paulo Henrique Amorim:

            Tenho dito reiteradas vezes que nosso país é atípico quanto às questões do direito e da justiça. Aqui o direito é individual e/ou institucional... raramente constitucional. Os detentores do poder interpretam e manipulam a constituição conforme seus interesses e das suas representações.
            A corrupção sempre existiu e vai existir no Brasil, mas chegou a um tal nível que mais cedo ou mais tarde iria afetar gravemente todos os setores da economia e da vida social. Era preciso fazer alguma coisa. Considero até como uma necessidade dialética o movimento de reequilíbrio desse processo.
            Acontece que pelas vias usuais da justiça brasileira, jamais esses crimes e irregularidades seriam investigados a fundo e seus autores devidamente punidos, pois se utilizariam de diversos recursos para burlar tal intento. Foi preciso uma Lava Jato e um juiz do perfil do Sérgio Moro para fazer as coisas acontecerem, mesmo que movido inicialmente por interesses políticos partidários contra o poder constituído do PT.
            O fato é que a operação ganhou tamanha proporção que foi além da mera questão ideológica partidária. A Sérgio Moro também se deve o mérito da coragem de enfrentar pessoas e organizações poderosas e perigosas, colocando em risco sua vida.
            Reconheço que eventualmente pode cometer juízo enganoso, tendencioso ou de caráter pessoal, mas para o Brasil, ou se faz assim ou nada se faz. Esses eventuais enganos com certeza serão corrigidos em outras instâncias, visto que a própria máquina jurídica tem seus instrumentos que impedem uma decisão monocrática, não havendo qualquer autoridade judicial com poder absoluto e inquestionável.
            Portanto, nessa questão do Moro faço analogia com o dizer popular:¨fogo se combate com fogo¨. É correto? talvez não, mas não vamos nos iludir, neste país atípico se não for dessa forma, as coisas não andam. Pra se comer um gostoso omelete, tem que se quebrar ovos.
            Pra mudar essa situação, só com uma revolução educacional e consequente mudança da mentalidade e cultura do povo brasileiro, e isso leva tempo... reforma da educação é muito pouco.

Marco Antônio Abreu Florentino
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 28/06/2017
Alterado em 06/10/2020
Comentários