Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
VOZES EM LAMENTO
VOZES EM LAMENTO

            Fiz estagio remunerado no principal hospital psiquiátrico de Belém do Pará nos anos de 1979 a 1982 (do segundo ao quinto ano de medicina). O Hospital Juliano Moreira ¨abrigava¨ em torno de duzentos pacientes psiquiátricos, portanto, também superlotado, dividido em duas alas: masculina e feminina, com várias enfermarias.
            Na época a reforma psiquiátrica estava no seu início em todo o Brasil, mas cheguei ainda a presenciar cenas repugnantes e tratamentos no mínimo discutíveis como a eletroconvulsoterapia (eletrochoque) sem os devidos cuidados exigidos para esse tipo de procedimento, contenções de pacientes agressivos nos leitos, muitas vezes nus, internações em recintos totalmente fechados, como numa solitária e ainda assim contidos (amarrados) no leito, administração sem critério clínico mais rígido de medicações anti psicóticas como haloperidol, clorpromazina e outros, responsáveis pela robotização de pacientes e frequentes impregnações neurolépticas (intensos espasmos neuromusculares que podiam levar à morte) e outras situações semelhantes ao do documentário e livro HOLOCAUSTO BRASILEIRO, da jornalista Daniela Arbex, sobre a colônia psiquiátrica de Barbacena/ MG.
            Nossa função como estagiários era fazer consultas de emergência e triagem das possíveis internações, atendimento às ocorrências psiquiátricas das enfermarias e também às de natureza clínica.
            A despeito do grande esforço que os diretores faziam para minimizar tais procedimentos, as pressões políticas, sociais  e também médicas, ainda eram fortes obstáculos, situação só resolvida alguns anos mais tarde com a demolição do hospital.
            Esta experiência está registrada num trabalho que publiquei, em co-autoria, no Jornal Brasileiro de Psiquiatria no ano de 1981, com o título: REINTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS.
            Estou terminando um conto que já está virando romance, com título ainda provisório ¨VOZES EM LAMENTO¨, que fala sobre essa experiência na qual, apesar de tudo, foi muito marcante e enriquecedora na minha vida profissional e pessoal, tanto como fonte de reflexão como fator de contribuição para minha humanização.

Marco Antônio Abreu Florentino  

HOLOCAUSTO BRASILEIRO, O ANGUSTIANTE DOCUMENTÁRIO SOBRE UM GENOCÍDIO NO MAIOR HOSPÍCIO DO BRASIL

O filme baseado no livro de mesmo nome da jornalista Daniela Arbex conta a história da morte de mais de 60 mil internos que eram mantido em condições subumanas em um manicômio no interior de Minas Gerais.

Você vai ficar em frente à TV por uma hora e meia e, depois que o documentário terminar, não vai saber o que sentir. A reflexão após Holocausto Brasileiro (HBO e Vagalume Filmes, 2016), filme baseado no livro homônimo da jornalista Daniela Arbex, lançado em 2013 pela Geração Editorial e segundo lugar no prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem, é dolorosa. Choca, enoja, emociona. Conta a história vexatória do Hospital Colônia, em Barbacena, no interior de Minas Gerais (MG).

Rafael Antunes
NOV 25 2016

https://youtu.be/OVjYD-yy6U8
(Brain Demage - Pink Floyd)
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 28/02/2017
Alterado em 01/07/2022
Comentários