Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
RESPOSTA A UM AMIGO ATORMENTADO
RESPOSTA A UM AMIGO ATORMENTADO

- Tens a força dos inconformados que, mesmo oprimido, continua tentando...
- Tens a tristeza dos justos que, mesmo ofendido, se compraz na amizade...
- Tens a aflição dos angustiados que, mesmo no vazio, renasce para o mundo...
- Tens a angústia dos aflitos que, mesmo no mundo, reencontra o vazio...
- Tens o cansaço dos incompreendidos que, mesmo censurado, acredita no ser...
- Tens a depressão dos sensíveis que, mesmo caído, vai em direção ao eterno...

Portanto,
- Sabes como se sentir um idiota, afinal, caminhas em todas as direções do real...
- Sabes como chorar até os olhos vazarem, afinal, és humano, demasiado humano...
- Sabes como não sentir vontade de sorrir, afinal, reconheces o limite da falsidade...

Conclusão:
- A solidão é o refúgio da existência autêntica...
- O desprezo é a resposta de um coração sufocado...
- O espelho é a verdade nua e crua...

Então, como a moça da vitrine e a lua na varanda,
- Tens que continuar pelejando, talvez encontres o permanente sorriso...
- Tens que continuar vendo os vaga-lumes, talvez encontres aquele fiel amigo...
- Tens que continuar se importando com as estrelas, talvez encontres seus entes amados ...

E ainda,
- Tens que continuar vivo, para mais uma rodada com os amigos de verdade...
- Tens que continuar presente, para mais uma noitada de tesão com a paixão do momento...
- Tens que continuar seu momento hoje, para mais um regozijo dos que convivem contigo ...

Porque talvez amanhã, na sua varanda, a lua te procure em vão.

Marco Antônio Abreu Florentino

Resposta a um texto poético escrito há algum tempo atrás por um
amigo que se encontrava no auge de uma das suas incontáveis crises de depressão.
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 06/07/2015
Alterado em 24/07/2015
Comentários