Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
LAMENTOS DO PASSADO, ECOS NO FUTURO
LAMENTOS DO PASSADO, ECOS NO FUTURO

A reeleição de Barak Hussein Obama Junior, primeiro presidente negro do maior e mais influente império do mundo pós romano, tem ecos e repercussões para além do alcance dos nossos olhos… e ouvidos:

- Projeta-se, como num filme Hollywoodiano, o drama colonialista de George Washington e a busca da liberdade, alcançada em 4 de julho de 1776, após luta heroica contra o establishment inglês, lastreada por princípios constitucionais solidamente escritos por Thomas Jefferson, terceiro mandatário de uma nação predestinada.

- Resgata-se, como num romance épico, aquele dia gelado de novembro de 1863, em Gettysburg / Pensilvânia, quando 15.000 pessoas, reunidas num vasto campo, lotado por fileiras de caixões que pareciam não ter fim, ouviam o pronunciamento do outrora camponês, depois advogado e finalmente 16° presidente norte americano Abraham Lincoln, sobre a mais famosa batalha da guerra civil, um dois mais terríveis enfrentamentos travados em solo americano, com mais de 50.000 mortos e feridos nesse choque titânico entre compatriotas pela causa negra, motivadora do posterior assassinato deste mesmo presidente.

- Ecoam-se, como num suplício, os prantos e lamentos de dor dos negros arrancados de suas casas, na frente de suas mulheres e filhos, para serem torturados, mortos e queimados por organizações secretas espúrias como a Ku Klux Klan.

- Recuperam-se, como num pesadelo, imagens chocantes dos assassinatos dos irmãos Kennedy e de Martin Luther King, ocasionadas pela defesa aberta à igualdade, liberdade e fraternidade humana.

Somos testemunhas históricas desse processo evolucionário de mudança, na qual a esperança é a principal timoneira desse barco que abriga, cada vez mais, passageiros confiantes no futuro.

Marco Antônio Abreu Florentino

Texto poético escrito por ocasião da primeira eleição de Barak Obama como presidente dos Estados Unidos da América e reeditado considerando sua reeleição.
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 14/06/2015
Alterado em 07/07/2022
Comentários