Marco Florentino
Em prosa e verso
Textos
DEUS É UM PROBLEMA?
DEUS É UM PROBLEMA?
- É um problema para os crentes que, ressentidos da fé, tentam exaustivamente provar a sí mesmos sua existência através do convencimento alheio... as pessoas do ¨mundo¨.
- É um problema para os religiosos que, convencidos da fé, buscam incessantemente a vida eterna através da obediência irrestrita e sofrida às regras de comportamento moral reveladas no livro santo.
- É um problema para os céticos que, duvidosos da fé, vivem no contínuo dilema da contradição infinita ao acreditarem na veracidade das suas próprias argumentações.
- É um problema para os ateus que, destituidos da fé, caminham oscilantes na linha fronteiriça entre o subjetivismo exacerbado e o objetivismo desmedido.
- É um problema para os metafísicos que, acomodados na fé procuram, incansavelmente, a essência do mundo na compreensão de seres infalíveis.
- É um problema para os dogmáticos que, respaldados na fé, radicalizam o indubitável, causador de uma existência obscurecida pela nulidade das ações humanas.
- É um problema para os cientistas e lógicos que, indiferentes da fé, se agarram compulsivamente ao racionalismo formal, gerando o desencantamento do desprover intuitivo e mágico.
- É um problema para mim que, inspirado na fé, tendo Deus como mote, resolvi escrever sobre um tema infindável e polêmico que pertuba meu sono.

Marco Antônio Abreu Florentino

OBS 1: Texto escrito em Agosto de 2007.

OBS: Ao me referir a Deus como um problema, o faço do ponto de vista hermenêutico e da linguagem. Quanto ao seu significado essencial, para mim, principalmente após minha experiência clinica com a morte em Agosto de 2012, continua mais firme do que nunca: É a energia maior do universo, imanente na natureza... em tudo e em todos.
Marco Florentino
Enviado por Marco Florentino em 04/06/2015
Alterado em 20/09/2023
Comentários